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Saúde, Bem-Estar e Arquitetura

A saúde de uma pessoa é determinada pelo meio onde ela vive. Globalmente, um quarto das mortes anuais está associado a fatores ambientais. Espaços mal ventilados potenciam a disseminação de doenças infeciosas transmitidas por via aérea. A falta de acesso a água potável é ainda uma das maiores causas de mortalidade em crianças, globalmente. As temperaturas extremas e a humidade contribuem grandemente para o surgimento de doenças crónicas e mortalidade, e Portugal é um dos países Europeus com maior excesso de mortalidade associada ao frio. Assim, desde a escolha dos materiais de construção até ao desenho de espaços públicos, os médicos e os arquitetos podem ser importantes parceiros na promoção da saúde da população. O 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, “Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, está intimamente relacionado com o 11º Objetivo, “Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. Ambos, juntos, contribuem para o 10º Objetivo, “Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países”.

Esta Unidade Curricular tem como finalidade contribuir para estes Objetivos, olhando para a intersecção da saúde e arquitetura, atentando no impacto dos espaços (in)salubres, públicos e privados na saúde, e promovendo diálogos entre estudantes, docentes e investigadores de Arquitetura e Medicina. O cruzamento do conhecimento sobre práticas de construção sustentáveis com o conhecimento sobre as características dos espaços que contribuem para uma melhor (ou pior) saúde e a exploração conjunta sobre como desenvolver espaços mais saudáveis e sustentáveis poderão promover o ensino e a investigação colaborativa entre ambas as Unidades Orgânicas e Centros de Investigação, as quais têm docentes e investigadores que se têm interessado sobre este tema. A abordagem proposta, holística e baseada na evidência, poderá contribuir para a maior consciencialização dos futuros médicos para a importância dos locais onde as pessoas vivem para um diagnóstico e tratamento mais adequados, e dos futuros arquitetos para o desenho de espaços públicos e privados mais saudáveis, permitindo uma atuação transdisciplinar e multinível para a promoção da saúde da população de forma mais equitativa, eficiente e sustentável.



Esta é uma Unidade Curricular InovPed.

Regime de funcionamento: Presencial

Idioma de lecionação: Português e, se necessário, em inglês

Destinatários:
Todos os estudantes inscritos na U. Porto, nomeadamente aqueles dos Mestrados Integrados em Medicina e Arquitetura, independentemente do ciclo de estudos.


Contactos

Núcleo de Ensino Pós-Graduado

Telf: (+351) 220 426 976
 E: posgraduacao@med.up.pt

 

 



 

Dados Gerais

Docente Responsável: Teresa Leão
Sigla: SBA
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2021/2022
Duração: 81 Horas

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Saúde, Bem-Estar e Arquitetura (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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